domingo, 7 de junho de 2009

Rafael Moneo


Arquiteto espanhol nascido em Tudela no dia 9 de maio de 1937. Conclui o curso de Arquitetura na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madrid, em 1961. Realizando vários projetos como o Projeto Urumea em 1969, um edifício de apartamentos localizado em San Sebastian.

Adquiriu a visibilidade internacional, em 1976, ao participar nos Estados Unidos, e lecionar na Escola de Arquitetura Cooper Union. Passando por um período em Harvard além de viajar durante um mês para desenvolver o projeto da Estação de Trem Atocha.


Transferindo seu escritório de sua casa para um edifício próximo, Moneo, desenvolveu projetos que se destacaram ganhando diversas competições entre eles: a Sala de Concertos e Centro Cultural Kursaal em San Sebastian e o Museu de Arte e Arquitetura em Estocolmo.


Na atualidade, Moneo continua trabalhando com uma arquitetura, leciona em Harvard, além de desenvolver trabalho como conferencista, crítico e teórico de arquitetura.


Kazuyo Sejima + Ryue Nishizawa - S A N A A



Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa têm trabalhado juntos sob o nome do SANAA, desde 1995.
Sejima estudou Arquitetura no Japão, na Universidade Japan Women's, lançou sua prática em 1987, e foi nomeada como “arquiteto novo do ano”, no Japão em 1992.
Nishizawa estudou Arquitetura na Universidade Yokohama Nacional. Além do seu trabalho com Sejima, também manteve sua prática independente desde 1997.